top of page

PUNÇÕES

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF)

Método simples rápido e seguro, que permite a retirada de células de nódulos ou lesões em diversos órgãos e tecidos superficiais ou profundos, através de uma agulha fina, não sendo necessária anestesia ou qualquer preparo prévio na maioria dos casos. Permite a obtenção de resultados rápidos. Na maioria das vezes o procedimento é realizado ambulatorialmente.

É uma técnica preconizada desde o século XIX que evoluiu ao longo de todo o século XX tornando-se um meio diagnóstico cada vez mais utilizados pelas vantagens que apresenta, já que é um método simples, rápido, seguro e de baixo custo. É uma técnica de fácil aprendizado, que permite a retirada de células de nódulos ou lesões em diversos órgãos e tecidos, através de uma agulha fina, não sendo necessária anestesia ou qualquer preparo prévio na maioria dos casos. Este material pode ser processado para visualização direta ao microscópico e que também permite a utilização de métodos auxiliares como imunocitoquímica, análise citogenética convencional, microscopia eletrônica e  citometria de fluxo.

A PAAF está indicada para diagnóstico de diferentes doenças em qualquer massa visualizável ou palpável, como em pele, tireóide, mama, nódulos da região cervical, entre outros,  mas também pode ser aplicada facilmente em lesões profundamente situadas, desde que guiada por ultra-sonografia, tomografia computadorizada ou outro método de diagnóstico por imagem. As PAAFs mais solicitadas são a de tireóide e mamas.

Exames

PUNÇÕES GUIADAS POR ULTRASSONOGRAFIA:

- TIREÓIDE

- MAMA

- PARÓTIDAS

- LINFONODOS CERVICAIS E/OU INGUINAIS.

 

DRENAGEM DE COLEÇÕES GUIADAS POR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E/OU ULTRASSONOGRAFIA:

- NO FIGADO 

- NOS RINS

- BAÇO

- TÓRAX

- PAREDE ABDOMINAL

- DA CAVIDADE ABDOMINAL 

- INTRAMUSCULARES.

- OUTRAS REGIÕES / ESTRUTURAS ANATÔMICAS.

bottom of page